Família: um fundamento necessário

Imagem

Quando falamos em família, seja qual for a ocasião, nos lembramos de nossos avós, tios, pais, irmãos, primos, sobrinhos e filhos, ou seja, lembramo-nos daquelas pessoas que, mesmo não querendo, são fundamentais para nós de qualquer maneira, tanto por atrito quanto por achego.

Conforme essas lembranças invadem nossos pensamentos, damos certo valor ao que de direito é nosso e, é claro, só é nosso por ter feito, por estar fazendo ou porque fará parte de nós. Mas, e se parássemos para nos questionar sobre a vida e colocássemos a família como base e fundamento de tudo o que somos e ainda iremos ser?

Não sei, ao certo, mas aposto que teríamos uma grande noção do quanto nossas raízes são importantes e, como diz o historiador Eduardo Bueno, parafraseando o filósofo espanhol George Santayana“Um povo que não sabe a sua história está condenado a repeti-la”. Agora, quando comparamos povo com família e história com raízes, podemos perceber e dar valor à importância do nosso conjunto familiar, entes queridos que, mesmo não tomando conhecimento de quem somos e de como agimos, levariam em conta a nossa existência, fazendo o possível para aproximarem-se de nós e nos entenderem.

Sabemos que brigas, discussões agressivas, desafetos, desrespeito e qualquer outro tipo de problema que venha a ocasionar a desunião do conjunto são ridiculamente normais, pois uma família não se trata apenas de harmonia.

Está claro que uma família tem seus defeitos e suas qualidades e, mais claro ainda, que uma família tem um poder de influência ainda maior sobre o indivíduo que está vinculado a ela, exigindo dele o que é certo ou errado, fazendo-o entender como agir e como pensar.
Pode-se dizer que há um bom senso que nos leva a crer numa melhoria do conjunto, mas que depende somente do mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s