Simbologia Pagã

E aí leitor, como vai você?

Imagem

Eu não costumo adentrar nos assuntos aqui postados, mas costumo sempre fazer uma análise um tanto crítica, mas não tão evoluída, sobre o assunto proposto, para entender como eu pensava, penso e pensarei a respeito de tal assunto.

Eu comecei a ler um livro um tanto curioso, exemplarmente escrito e muito revelador sobre coisas que ainda são discutidas pelo mundo todo, desde os seus primórdios de integração na história humana.

O Código Da Vinci é um livro instigante, muito bem elaborado e influenciado sobre os aspectos político-religiosos que, de certa forma, consegue fazer uma analogia bem crítica a respeito do que foi, é e será, a tão aclamada crença e disputa religiosa.
Antes de mais nada, quero ressaltar que: não, eu ainda não li o livro por inteiro. Para ser ainda mais sincero, estou apenas no capítulo 6 dos seus 105 capítulos, incluindo os seus agradecimentos, prólogo e epílogo que compõem 423 páginas de puro entretenimento com ênfase histórico-religiosa, fora o seu bônus final com um trecho do livro que enfatiza o início das aventuras de Robert Langdon (personagem principal de O Código Da Vinci), Anjos e Demônios, do ilustre escritor Dan Brown (há boatos de que o autor foi assassinado por saber demais sobre assuntos religiosos-científicos, o que é uma mentira).

Dou a Dan Brown o mérito por me fazer entender e reavaliar algumas coisas que eu sempre pensei que tive noção quanto a certas questões religiosas mas nunca compreendi, de fato, o seu verdadeiro significado.

Simbologia Pagã, o que é isso?
Para entender a simbologia pagã, é preciso entender, primeiramente, o paganismo.

O paganismo é, resumidamente, um estilo de crença religiosa dos camponeses antigos (do latim paganus, que significa camponês, rústico, etc), que se refere às tradições religiosas politeístas (religiões com dois ou mais deuses, não importando o gênero/sexo).

Meu objetivo para com este artigo é simples: demonstrar a linha tênue entre o sentido literário (se é que posso dizer isso) dado à simbologia pagã e o satanismo.

Embora qualquer fonte de pesquisa afirme o real sentido do paganismo, a ideia popular ainda é questionável: por que ainda as pessoas associam pagão com demoníaco?

Filmes hollywoodianos estão aptos a convencer qualquer pessoa de que o paganismo é, simplesmente, uma adoração ao dito como ‘mal’, ou o ‘contrário-do-bem’. A verdade é que o relatado pelos filmes não é uma verdade nua e crua, mas sim uma adaptação que vem desde as épocas em que o cristianismo tentava se impor como religião monoteísta superior a quaisquer outras religiões politeístas. Há pessoas que usam o termo neopaganismo para se referir a este tipo de paganismo, e eu o acho extremamente eficiente neste contexto.

Voltando às simbologias pagãs, há um símbolo extremamente conhecido e antigo (se não o mais conhecido), usado há mais de 4.000 anos antes de Cristo, chamado de pentagrama
Imagem
O pentagrama, assim como qualquer outro símbolo pagão, é um símbolo que não tem um significado concreto, pois sua interpretação depende exclusivamente do lugar onde ele está situado e de sua referência no contexto histórico daquela região.

Dizer que o pentagrama tem um significado único seria como dizer que os capuzes brancos da Ku Klux Klan tem o mesmo significado nos Estados Unidos e na Espanha, sendo que, na verdade, esses capuzes significam ódio e racismo nos EUA e na Espanha significam fé religiosa.
Afirmar com certeza absoluta (isso é redundante?) o significado da simbologia pagã é algo muito relativo, quase impossível de se “acertar na mosca”, pois os símbolos tem significados diferentes em lugares diferentes.

Há quem diga que o pagão é o ser adorador do demônio, e este tipo de pessoa está: ERRADA.
Os pagãos eram como os índios, viviam no meio rural (ou selva) e não tinham recebido ensinamentos cristãos, e por isso se apegavam às velhas religiões da natureza, tal como Zeus é o deus do céu (existe uma grande diferença entre deus e Deus) e Hades é o deus do inferno.

Voltando ao pentagrama… Ele é um símbolo ‘pré-cristão’ relacionado a adoração à natureza. Nesse tempo em que a conhecidíssima mitologia grega reinava, o mundo era dividido em duas metades: masculina e feminina. Quando masculino e feminino estavam equilibrados, havia harmonia mundial, e o símbolo dado a isso seria o Yin e Yang.

 Imagem 

O que explica a falta de bom senso dada ao pentagrama, na contemporaneidade, é que ele foi, primeiramente, usado para representar o lado feminino de todas as coisas, conhecido pelos historiadores de “o sagrado feminino” ou “a divina deusa” e agora representa um símbolo demoníaco que, na visão de teóricos conspiratórios, significa Lúcifer, o Anjo-Caído, ou simplesmente o Diabo.

Não é querer generalizar por parte das pessoas, mas o mundo está do jeito que é pela falta de conhecimento que nos damos o prazer de ter.

Espero que, após ler este post, você saiba o que pensar a respeito do verdadeiro significado da simbologia pagã (relacionada à natureza, e não ao satanismo) quando souber de algo a respeito do assunto por parte de alguém que não tenha o verdadeiro conceito sobre isso, achando que tem a verdade na ponta da língua.

See Ya!

 

Anúncios

13 comentários sobre “Simbologia Pagã

  1. theoramos disse:

    Assunto interessante, com um mundo de possibilidades para dialogo e conhecimento, as vezes fico intrigado com o mesmo, a influência social que alguns simbolos e crenças tem para cada cidadão do mundo, é questionavel, em todas cidades que visitei, a um monumento deixado por massons, o que significa?… O que querem dizer com isso?…. Tive oportunidade de trabalhar no estado da Georgia, na cidade de Atlanta…. Lá, conheci as Pedras Guias, alguns cidadãos locais, acham que aquilo é um aviso do apocalipse, outros acham que não passa de mais uma demonstração do poderio massonico ou talvez rosa-mistico… Meu foco, é na influencia social e politica que tais simbolos, cultos e crenças, tem, para cada região do mundo… Pois a religião… pouco me importa… Ao autor… Otimo assunto… Continue postando coisas assim, despertando nas pessoas um censo lógico e não mecânico… Parabens e abraços a todos…

    1. Ao contrário de você, eu dou um valor tremendo às religiões, pois delas partem símbolos que, para entender-los, independe da crença comum dos povos (Deus), mas que dependem exclusivamente do significado dado a eles pelo seu meio cultural. Vou dar uma olhada no tema ‘maçonaria’ e, em breve talvez, postarei algum artigo sobre tal assunto.
      Obrigado pelo comentário, volte sempre que puder e um grande abraço.

      1. Vem no meu blog e procure algo do tipo “seguindo”, referindo-se ao seu. Isto porque (lembra?) você havia pedido pra eu seguir o seu blog, e fiz isto uns 10 dias depois do pedido. Na noite passada me apareceu esta dúvida. Daí, meu contato. Vejaa í, veja aí, por gentileza, e diga pra mim dps.
        Abração.

  2. Oi alysson…meio complexto esse seu post né? eu penso d outra maneira…so opiniao msm: acho eu q o pentagrama virado para cima — com uma ponta para cima — se bem me lembro é um simbolo pitagórico, q representa os 4 elementos na natureza, mais o eter. segundo, o o pentagrama invertido, esse sim, para alguns ocultistas, representa bahomet. Sobre o simbolo yng yang…sim, acho q vc ta meio certo, mas deve-se dizer fundalmentalmente que ele é um simbolo chinês, de origem Taoísta, e no fundo, representa unidade. luz e escuridao, ambas existem juntas. enfim, acho que é isso…mas n sou especialista. d qlqr jeito bom post! abraços do afontegeek! 🙂

    1. Hahaha, como eu sempre digo os meus posts são baseados em um pouco de leitura e algumas opiniões, não tenho nenhum conhecimento avançado em nada aqui postado. Obrigado pelo comentário e volte sempre!

  3. Olá Alysson ^^
    Eu gostei do seu texto, parabéns, você estudou sobre o assunto e colocou seu ponto de vista nele. Ótimo !
    Bom, vou deixar de enrolar e contar um pouco mais sobre o pentagrama, eu sou bruxa sabe ( bruxa de verdade e não fã de Harry Potter ) e o pentagrama é mesmo como você disse, mas em determinadas ” doutrinas” ele tem um significado diferente. Na bruxaria em geral, o pentagrama é conjunto dos 4 elementos da natureza + espírito ( ou seja, o ser humano de braços abertos) e o círculo em volta da estrela significa a proteção do ser humano com as ” coisas ruins” do mundo. Digamos assim: quando um bruxo (a) vai fazer um ritual/feitiço/encantamento e etc, ele faz o círculo mágico, para coisas ruins, espíritos errantes e outras coisas não afete seu trabalho mágico. Creio que é por isso que tem o círculo em volta.
    Em todo altar bruxo ( o meu não tem ainda porque eu não consegui fazer/comprar T_T ) DEVE ter um pentagrama, para ajudar em realizações de rituais, feitiços e encantamentos.
    Nada mais é do que o simbolo do ser humano com a natureza ( isso é o que eu aprendi até agora) sei que existem vários tipos de pentagramas, e cada um se usa do jeito que o dono lhe desejar.

    Um grande abraço e até mais ! =*

    1. Haha, seja bem-vinda! E… muito obrigado pela colaboração!
      Eu realmente não tenho o assunto na “ponta-da-língua” mas é sempre bom ter conhecimentos gerais. Referente ao “ser humano de braços abertos”, creio que você esteja falando do Homem Vitruviano, o homem perfeito conforme Leonardo Da Vinci. Na bruxaria eu não sei o seu significado, mas para o seu criador, me parece que o seu significado era claro: demonstrar a métrica perfeita de um homem perfeito. Tudo se relaciona ao número PHI (1,618). Um dia pretendo postar algo sobre este número, o sagrado número da natureza, o número mais belo de todos.

    1. Muito pelo contrário, iara, eu defendo os fatos decorridos historicamente e tento alertar as pessoas sobre as verdades que elas possam estar negligenciando por puro comodismo e ignorância, como talvez seja o seu caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s